quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bullying

  • O que é Bullying?

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por uma ou mais pessoas contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (pessoas) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vitima.

Por não existir uma palavra na lí­ngua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possí­veis, o quadro, a seguir, relaciona algumas atitudes que podem estar presentes:

colocar apelidos,ofender,zoar,gozar, encarnar, sacanear ,humilhar,fazer sofrer,discriminar,excluir,isolar,ignorar, intimidar,perseguição,assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurar,ferir,roubar,quebrar pertences e etc.

  • E onde o Bullying ocorre?

O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituições: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

  • Quais são as consequencias do Bullying sobre o ambiente escolar?

Quando não há intervenções efetivas contra o BULLYING, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças, sem excessões, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos, que testemunham as situações de BULLYING, quando percebem que os comportamentos agressivos não trazem nenhuma consequencia a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo.

Alguns dos casos citados na imprensa, como o ocorrido na cidade de Taiúva, interior de São Paulo, no iní de 2003, nos quais um ou mais alunos entraram armados na escola, atirando contra quem estivesse a sua frente, retratavam realções crianças vitimas de BULLYING. Merecem destaque algumas reflexões

sobre isso: depois de muito sofrerem, esses alunos utilizaram a arma como instrumento de “superação do poder que os subjugava”.

Seus alvos, em praticamente todos os casos, não eram os alunos que os agrediam ou intimidavam. Quando resolveram reagir, o que fizeram contra todos da escola, pois todos teriam se omitido e ignorado seus sentimentos e sofrimentos.

As medidas adotadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

6 comentários:

  1. É impressionante como mesmo nos dias de hoje pode acontecer esse tipo de coisa nas escolas os alunos tem que se consientizar deque escola é para se estuadar...Para quem quer arrumar brigas colocar apilidos nos outors e fazer esse tipo de brincadeira sem graça vai pro clube pra praça pro pareque e ñ pra escola.

    ResponderExcluir
  2. muito bom parabens ,e interesante arasso

    ResponderExcluir
  3. Matttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!essees inuteessssssssssss poooohhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  4. koéééé niellll fala ae manooooo oqueee agenteee fazzzz commm essse filhas da mãeee rapa tem q matarrr tuuuuuuuuuuuuuuudooooooooooooo pooooooohhh

    ResponderExcluir
  5. acho q o pessoal do blog fizeram 1 trabalno maneiro. mautoooooooooooooo bommmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

    ResponderExcluir
  6. qem faz bullying merece punição

    ResponderExcluir